5-dicas-infaliveis-para-escrever-um-ebook-de-sucesso.jpeg

5 dicas infalíveis para escrever um e-book de sucesso

Você já pensou em escrever um e-book? Seja para vender um material rico ou então disponibilizá-lo de forma gratuita na internet em troca do endereço de e-mail do leitor, por exemplo, essa é uma estratégia que vem sendo cada vez mais utilizada por diversos autores iniciantes.

Saber como escrever um e-book não demanda necessariamente o acompanhamento de uma editora, tampouco um grande investimento. Essa prática pode ser a ideal para você, que deseja ser um escritor de sucesso, dar os primeiros passos.

Mas afinal, como escrever um livro digital de sucesso? A resposta a essa pergunta está nos tópicos a seguir. Vamos dar uma série de dicas para que você saiba como desenvolver um e-book. Acompanhe!

1. Tenha um planejamento

O conteúdo do seu e-book precisa ser bem planejado antes de você começar a escrever. A ideia é que você coloque no papel todas as ideias que pretende desenvolver. Isso fará com que você tenha mais foco e consiga explorar os tópicos que deseja trabalhar na sua obra.

Ainda falando sobre planejamento, também é importante que você estabeleça todas as etapas de produção do material, como escrita, desenvolvimento do layout, as formas de divulgação etc.

2. Pense na estrutura do e-book

O seu e-book precisa ter uma estrutura lógica e as ideias bem amarradas para que um capítulo realmente dê sequência ao outro. A premissa é a mesma que acontece em um livro impresso.

Desse modo, as narrativas desenvolvidas precisam ter introdução, desenvolvimento e conclusão coerentes, de modo que o texto faça sentido para o leitor.

3. Compreenda as diferenças entre um e-book e um livro comum

Apesar de o e-book conter todos os elementos que um livro comum tem, existem alguns detalhes que o diferenciam. É preciso compreender o perfil do leitor de internet e, assim, fazer algumas modificações.

O estilo do texto pode até ser o mesmo, mas algumas questões de layout, como a tipografia e a disposição dos elementos precisam ser otimizados para que possam ser bem visualizados na internet.

4. Pense na ilustração e diagramação do material

É importante que o e-book seja acompanhado de imagens interessantes, pois assim ele fica visualmente mais atrativo para uma leitura em meios digitais. De acordo com a pesquisadora Kenia Pozenato, no livro “Mídia, cultura e contemporaneidade: análises e angulações”, a leitura em computadores e outros dispositivos é gerada por luz e não tinta, como no papel.

Desse modo, os olhos cansam mais e é preciso que se faça mais intervalos na leitura. Por isso, prensar na ilustração e diagramação adequada é essencial para o bem estar do leitor.

5. Saiba como promover a sua produção

Depois de o e-book estar escrito e formatado, deve-se promovê-lo para que as pessoas saibam como adquiri-lo e fazer o download. Para isso, podem ser utilizadas as redes sociais, um trabalho de assessoria de imprensa etc.

Se você seguir as nossas dicas, temos certeza de que conseguirá escrever um e-book de sucesso. Por isso, não deixe de levar tudo em consideração.

Que tal compartilhar essas informações em suas redes sociais? Assim, mais pessoas terão acesso a essas dicas úteis.

2
Mockup-Horizontal (42)
Mockup Horizontal (51)
Postagens relacionadas
entenda-a-importancia-da-figura-do-heroi-para-historias-de-sucesso.jpeg
Entenda a importância da figura do herói para histórias de sucesso
Saiba_como_e_por_que_começar_a_escrever_um_livro.jpg.jpeg
Saiba como e por que começar a escrever um livro
60438-5-formas-de-despertar-ideias-para-escrever-um-livro
11 formas de despertar ideias para escrever um livro
vai-escrever-um-livro-planeje-melhor-o-seu-tempo-com-essas-5-dicas.jpeg
Vai escrever um livro? Planeje melhor o seu tempo com essas 5 dicas!
estilo-literario-3-dicas-para-descobrir-qual-combina-mais-com-voce.jpeg
Estilo literário: 3 dicas para descobrir qual combina mais com você