Autora lança obra sobre empoderamento baseada na cultural oriental

A arquiteta paulista Cristina Assae lança “A Rainha Himiko”, um livro sobre a mitológica Dama dos Sete Perfumes, baseada na cultura oriental. Himiko, filha do Rei Sol, é encarregada por seu pai a liderar um império, enquanto lida com um segredo do seu passado e luta contra a sociedade machista e patriarcal da época. A obra também conta com ilustrações, que são interpretações livres das xilografias de Hiroshige, famoso pintor e gravador japonês.

Em entrevista ao Blog Autografia, Cristina conta mais sobre sua trajetória: “Na minha trajetória profissional, atuei como coordenadora de projetos e em aprovações de projetos, fui sócia em uma empresa de arquitetura e construção e professora de nível superior na Faculdade de Engenharia da Fundação Percival Farqhar. Após ficar viúva, não tenho desempenhado mais minha carreira profissional como arquiteta, porém tenho me dedicado a escrever contos, por enquanto”.

Cristina também explica a história de “A Rainha Himiko” e fala sobre os temas envolvidos na obra: “Historicamente a cultura oriental é dominada por homens, e não seria diferente no império. Porém, este conto vem desconstruir o machismo patriarcal e mostrar a criação de um império liderado por uma mulher. O livro apresenta os dois momentos da personagem, suas conquistas e seu passado. Mostra o que está por trás de uma rainha que consegue juntar cem reinos”.

A principal inspiração para Cristina escrever a obra foram os próprios contos que já leu sobre a rainha, e os feminismos e machismos da sociedade atual: “Elaborei um processo de pesquisa onde utilizei fontes mitológicas, história antiga e livros de arte japonesa. Publicar o livro é como terminar um projeto de arquitetura. Agora é esperar para ser aceito. Espero que não o vejam como um conto acabado, porque não o é. Este é o primeiro, outros virão”, finaliza Cristina.

O livro “A Rainha Himiko” está à venda em nossa loja online. Adquira o seu exemplar clicando aqui.

Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert
Postagens relacionadas
Lançamentos da Semana
Lançamento do livro “À tona”, de Claudia Moretz-Sohn
Lançamentos da Semana
Autografia na Bienal de São Paulo 2018!
Lançamentos da Semana