Autora lança obra sobre empoderamento baseada na cultural oriental

A arquiteta paulista Cristina Assae lança “A Rainha Himiko”, um livro sobre a mitológica Dama dos Sete Perfumes, baseada na cultura oriental. Himiko, filha do Rei Sol, é encarregada por seu pai a liderar um império, enquanto lida com um segredo do seu passado e luta contra a sociedade machista e patriarcal da época. A obra também conta com ilustrações, que são interpretações livres das xilografias de Hiroshige, famoso pintor e gravador japonês.

Em entrevista ao Blog Autografia, Cristina conta mais sobre sua trajetória: “Na minha trajetória profissional, atuei como coordenadora de projetos e em aprovações de projetos, fui sócia em uma empresa de arquitetura e construção e professora de nível superior na Faculdade de Engenharia da Fundação Percival Farqhar. Após ficar viúva, não tenho desempenhado mais minha carreira profissional como arquiteta, porém tenho me dedicado a escrever contos, por enquanto”.

Cristina também explica a história de “A Rainha Himiko” e fala sobre os temas envolvidos na obra: “Historicamente a cultura oriental é dominada por homens, e não seria diferente no império. Porém, este conto vem desconstruir o machismo patriarcal e mostrar a criação de um império liderado por uma mulher. O livro apresenta os dois momentos da personagem, suas conquistas e seu passado. Mostra o que está por trás de uma rainha que consegue juntar cem reinos”.

A principal inspiração para Cristina escrever a obra foram os próprios contos que já leu sobre a rainha, e os feminismos e machismos da sociedade atual: “Elaborei um processo de pesquisa onde utilizei fontes mitológicas, história antiga e livros de arte japonesa. Publicar o livro é como terminar um projeto de arquitetura. Agora é esperar para ser aceito. Espero que não o vejam como um conto acabado, porque não o é. Este é o primeiro, outros virão”, finaliza Cristina.

O livro “A Rainha Himiko” está à venda em nossa loja online. Adquira o seu exemplar clicando aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.