Coletânea reúne artigos para refletir sobre a sociedade em tempos de pandemia

Os autores Leonardo Gobo de Souza, graduado em Letras e Pedagogia, e Rafael Salmazi Sachs, Doutor em Linguística Aplicada, lançam a coletânea “Pelas janelas na pandemia: reflexões para um mundo porvir”. A obra, que chega primeiramente em formato de ebook, conta com autores de várias áreas e reúne artigos que refletem sobre a sociedade nos tempos da pandemia do Covid-19. Os escritos trazem também considerações sobre as possibilidades de novas formas de viver daqui pra frente, no pós-quarentena.   

Em entrevista ao Blog Autografia, Leonardo conta mais sobre a obra: “Penso que esse livro quer ser uma gota de transformação nesse oceano agitado, que é nossa sociedade, a humanidade como um todo. A obra reúne diferentes pessoas, com as mais variadas experiências e formações, de diversos lugares e com atuações distintas, com o propósito de pensarmos, juntos, dessa forma plural, a sociedade, o mundo que vivemos, especialmente a partir de algumas inquietações e indignações nesse tempo de pandemia”.

“Os assuntos abordados foram escolhidos a partir de temas que estiveram e ainda estão em foco nesse período: saúde, economia, desigualdade social, fé e religião, cenário sócio-político mundial, meios de comunicação e fake news, crise política brasileira, filosofia, afetos. Assim, o livro está organizado a partir das relações que esses temas têm entre si e, especialmente, a relação desses temas com esse grave momento da história mundial”, completa.  

A inspiração para escrever o livro surgiu nos primeiros momentos da quarentena e do isolamento social que se fez necessário por conta da pandemia do Covid-19, quando Leonardo convidou colegas e amigos para participarem do projeto:  “Diante desse fato, e das ‘férias forçadas’ na primeira parte da quarentena, tendo o privilégio de ficar em casa para tomar os cuidados devidos, comecei a resgatar alguns sonhos e a pensar em algo produtivo e significativo, que eu pudesse fazer nesse tempo: resgatei, então, esse desejo de escrever um livro”, relata o autor.   

Para os organizadores, publicar “Pelas janelas na pandemia: reflexões para um mundo porvir” traz alegria e satisfação e a expectativa é levar o material ao maior número de pessoas: “Temos grande desejo de que esse livro se espalhe e seja usado de muitas formas, em escolas, projetos sociais, grupos de estudos e tantas formas quantas forem possíveis. Nossa palavra, mais que de consolo, é uma tentativa de canalizar o brilho criativo que reluz em cada ser humano para a criação de um mundo novo, a partir das ruínas que hoje se avizinham e que, de nossas muitas janelas, já podemos vislumbrar. Vamos juntos?”, finalizam.

O ebook “Pelas janelas na pandemia: reflexões para um mundo porvir” já está à venda nas plataformas digitais, adquira o seu clicando aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.