Músico lança obra com as etapas para a improvisação no jazz

O músico e doutor em Engenharia Mecânica Junio Urbano lança “Improvisação Jazzística”, uma obra que apresenta as etapas para a criação de improvisos com uma linguagem nos termos do jazz. De forma prática e objetiva, Junio, que atua profissionalmente no ramo da música há mais de 20 anos, traz informações preciosas sobre a improvisação baseada na aplicação de arpejos.

Em entrevista ao Blog Autografia, Junio conta mais sobre a sua trajetória e sobre o novo livro: “Desde os meus três anos de idade que tenho contato com a música, quando brincava com um antigo violão do meu pai. Aos doze anos, ganhei meu primeiro violão e definitivamente nunca mais me separei dele. Desde então, não parei de estudar música e aos 18 anos concluí o conservatório. No meu livro tento preencher uma lacuna sobre o assunto na literatura. Por meios de regras simples e importantes, mostro como construir uma improvisação abordando uma linguagem jazzística”.

A inspiração para Junio produzir “Improvisação Jazzística” foi uma série de aulas e workshops que já ministrou: “Sendo um tema muito procurado e sugerido para discussão em palestras, workshops e cursos, decidi publicar parte desse conteúdo, uma vez que o universo da improvisação aborda outros segmentos além dos arpejos: as escalas”.

“Como o livro foi baseado na vivência real, procurei transcrever para o papel o que realmente aconteceu na prática: solucionar as dúvidas e as dificuldades, relativos ao tema, encontrados pelos alunos. Escrever esse livro foi muito prazeroso, pois elaborei tudo sozinho e baseado naquilo que exatamente o que faço nos meus estudos e práticas diárias”, conta o autor. 

Para Junio, publicar a obra é a realização de um sonho e a satisfação de poder transmitir o conhecimento que adquiriu ao longo de muitos anos: “Pretendo aprender mais, principalmente com o retorno dos leitores e alunos, uma vez que eles são o nosso combustível e motivação para prosseguir sempre buscando novos conhecimentos”, finaliza.

O livro “Improvisação Jazzística” vai estar à venda em breve em nossa loja online. Fique de olho em nossas redes sociais para mais novidades

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.