Saiba_como_e_por_que_começar_a_escrever_um_livro.jpg.jpeg

Saiba como e por que começar a escrever um livro

Você sabe que deseja publicar um livro, pensa nisso com alguma frequência mas não faz ideia de por onde começar? Se você se identificou, podemos ajudá-lo a pensar na questão. No entanto, é importante frisar que não há receitas prontas. Em alguns casos, é justamente o inusitado que faz um autor ficar reconhecido e admirado.

Ainda assim, existem algumas dicas bem valiosas que podem te guiar para um bom começo:

Por onde começar?

Pensar na experiência de autores mais tarimbados pode ser bem interessante. Existem livros e revistas com entrevistas e depoimentos que mostram como alguns escritores conhecidos chegaram a um processo criativo confortável e bem-sucedido. Depois de conhecer as estratégias de outros autores, comece a conhecer seu próprio processo. Há quem faça anotações de coisas que observa e tire inspirações daí. Depois, com as anotações em mãos, passa a desenvolver sua história.

Há quem tenha ideias a partir da leitura de jornais, revistas ou outros livros: nada de errado nisso. Às vezes, a realidade é mais espetacular do que a própria ficção. Você precisa descobrir de onde vem sua inspiração e começar a escrever um livro. Memória? Fantasia? Não importa. Comece por uma palavra, uma frase, uma ideia central que deverá ser destrinchada e desenvolvida. Talvez um personagem em torno do qual outros virão. Pense nisso, teste possibilidades e encontre-se. 

Como começar a escrever um livro?

Do mesmo modo que a inspiração pode ter diversas fontes, os modos de começar a escrever também vão variar de autor para autor. Comece pela frase de um personagem e assim por diante. Algumas oficinas de escrita criativa propõem justamente isto: pensar em como você continuaria este começo, frase, ideia – e então, é só desfiar a história com criatividade.

Há quem comece pelo fim, tendo já um desfecho e passando depois a pensar em como sua história chegará até ali. Faça testes também quanto às técnicas mais práticas de escrever: você prefere escrever à mão e depois ir digitando tudo quando tiver algo mais consolidado? Ou prefere já partir diretamente para os teclados de computador? Também é possível utilizar uma gravação de voz para ajudar a pensar e a compor a história. Tudo é possível. Tente!

Por que você deveria começar a escrever um livro?

Há quem queira fazer um registro das histórias da família ou de casos do nosso tempo; há outros que preferem pensar na escrita como uma solução quase terapêutica para problemas pessoais. A cura para muitas coisas pode estar na palavra: a escrita pode servir como desabafo ou até mesmo como diversão. Muitas pessoas transformam suas vidas a partir da escrita, inclusive profissionalmente. Esta é uma possibilidade. 

Hoje em dia, escrever não é tão difícil quanto há algum tempo. Os recursos estão em suas mãos ou muito ao seu alcance. Serviços de publicação e divulgação estão às suas ordens, dependendo de uma negociação que pode ser muito simples. Se você tem a história em mente e quer escrever o texto, mas não tem ideia de como transformá-lo em um livro bem editado, não se preocupe, pois existem editoras especialistas nisso. Preocupe-se mais com a sua criatividade e com a visibilidade que um livro publicado pode trazer para você!

Gostou do nosso post? Quer mais dicas? Então deixe seu comentário!

Postagens relacionadas
51623-x-dicas-de-portugues-para-escritores-iniciantes
4 dicas de português para escritores iniciantes
4-dicas-de-redacao-para-escrever-um-livro.jpeg
4 dicas de redação para escrever um livro
5-dicas-para-escrever-um-livro-infantil24779
5 dicas para escrever um livro infantil
como-divulgar-um-livro-academico.jpeg
Como divulgar um livro acadêmico?
Como escrever bons diálogos veja 4 dicas
Como escrever bons diálogos: veja 4 dicas