voce-sabe-como-escrever-uma-novela.jpeg

Você sabe como escrever uma novela?

É comum passar pela cabeça de leitores assíduos o sonho de se tornar um escritor literário. Ao ler romances, muitas vezes divagamos com a ideia de alguma história que daria um bom livro. Mas colocar no papel o enredo que imaginamos nem sempre é uma tarefa fácil e, por isso, muitos iniciantes no ramo optam por escrever uma novela. 

As novelas consistem estruturalmente em uma narrativa intermediária entre um conto e um romance. O gênero apresenta as características do romance, mas com extensão menor, menos personagens, descrições e análises, tornando a trama menos profunda. Alguns exemplos são “A Metamorfose”, de Franz Kafka, e “Gente Pobre”, de Fiódor Dostoiévski. Existem ainda aqueles que acabam sendo adaptados para as telenovelas, a exemplo de “Gabriela, Cravo e Canela”, de Jorge Amado. Assim, as novelas permitem o preparo para que o escritor possa se debruçar em uma história mais longa e complexa. 

Mas como iniciar a redação de uma novela? Não saber por onde começar pode ser determinante para desistir do desafio. Confira o passo a passo de como escrever uma novela, para que sua história possa virar um livro!

1. Organize as ideias

Para começar, pegue papel e caneta para destacar algumas questões estruturantes da novela. Por exemplo: descreva o conflito principal em poucas palavras (garoto encontra garota, sociedade contra o estado, catástrofes naturais e uma família). Escreva também um breve resumo da ideia, como se fosse contá-la para alguém. Lembre-se de que não é necessário manter-se rígido ao longo do processo. Permita mudar esse planejamento inicial caso seja necessário. 

2. Exercite a livre escrita

É importante que você esteja confortável para desenvolver a escrita. A dica aqui é buscar escrever de forma livre, sem medo de precisar corrigir e refazer alguns pontos no final. Esse passo consiste em deixar as ideias fluírem e a história se desenvolver. Procure colocar no papel o cenário já com as cenas, imbricando as personagens em situações, encontros e momentos.

3. Defina as personagens

Primeiramente, defina as personagens principais e secundárias. As situações e os problemas criados para desenvolver a história devem estar relacionados com a personalidade e a postura psicossocial da personagem. Mas lembre-se de que, como se trata de uma novela, as personagens não precisam ter suas características tão bem descritas, mas precisam apresentar atitudes que levam o leitor a identificar algumas características ao longo da obra. Os detalhes precisam existir para tornar crível sua história, porém não precisam ser tão abundantes como nos romances. 

4. Elabore os capítulos

Uma novela não precisa conter muitos capítulos, mas é necessário que exista uma divisão para que os pequenos conflitos conduzam a história ao clímax (o momento de maior intensidade da obra). Estabelecer o ritmo contribui com a formação de seu estilo próprio e determina o fluxo de leitura da obra.

Os capítulos são também uma oportunidade de destacar momentos importantes para o desfecho. Pense que cada parte do livro deve ser essencial e indispensável ao grande final, podendo conter situações mais leves e superficiais para preencher os espaços. 

Caso sua novela possua diferentes núcleos, como “pobre” e “rico”, busque desenvolvê-los em cada sessão separada, pois muitas vezes esses núcleos não estão conectados diretamente e possuem problemas autônomos. Se você busca que sua novela seja adaptável para televisão, essa é uma medida importante para determinar também os episódios da narrativa. 

5. Finalização

Para determinar que a sua novela esteja pronta, permita que terceiros a leiam. Após desenvolver a livre escrita, reler sua obra e fazer os ajustes necessários, forneça algumas cópias a amigos que possam opinar. Essa atitude permite identificar possíveis lacunas e problemas de compreensão do conteúdo, solucionando-os antes da divulgação. 

Outro passo importante é nomear sua novela de acordo com o conteúdo. O título pode ser o fator de atração que levará uma pessoa a ler sua obra ou assistir a novela adaptada. 

Nossas dicas foram úteis para você desenvolver sua primeira obra com facilidade? Aproveite para deixar um comentário nos contando como esses passos te estimularam a escrever uma novela!

Postagens relacionadas
Depositphotos_91550514_m-2015.jpg.jpeg
Estrutura do livro: entenda o que vem antes do texto
60438-5-formas-de-despertar-ideias-para-escrever-um-livro
5 formas de despertar ideias para escrever um livro
39096-passo-a-passo-como-escrever-um-livro-do-zero
Passo a passo: como escrever um livro do zero?
dissertacao-de-mestrado-o-que-fazer-para-transformala-em-um-livro.jpeg
Dissertação de mestrado: o que fazer para transformá-la em um livro?
49139-x-dicas-de-series-para-escritores-que-voce-precisa-assistir
5 dicas de séries para escritores que você precisa assistir