O autor Isaac Ribeiro, mestrando em Filosofia, lança “O Peso do Vento”, livro que traz o romance entre Lucas e Pedro, dois adolescentes do interior de Minas Gerais. A obra aborda em seu enredo as implicações de um romance gay em uma sociedade heteronormativa e, principalmente, no meio rural. Através de dois personagens inocentes, jovens e descobrindo suas sexualidades, o livro é repleto de representatividade para o público LGBTQI+.
Em entrevista ao Blog Autografia, Isaac conta mais sobre sua trajetória e sobre o tema do livro: “Sou filho de uma família católica, fui criado dentro de preceitos de uma igreja tradicional. Entretanto, isso começou a mudar quando entrei no curso de filosofia da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ). O ápice dessa transformação aconteceu quando me mudei para Nova Iorque em busca do conhecimento. Durante três anos estudei inglês como segunda língua no ASA College e, por mais um ano, permaneci na cidade estudando e participando de grupos de estudos na minha área”.
“Esse romance tem duas fases bem demarcadas. Na primeira fase, temos Lucas e Pedro ainda pré-adolescentes, onde eles ainda estão descobrindo suas potencialidades de suas existências como futuros homens no mundo. Esse enredo se desenvolve em um espaço rural. Na segunda fase, encontramos dois jovens, mais maduros e donos de si e as histórias são carregadas de sexualidade, erotismo e uma paixão intensa”, conta o autor.
A inspiração para Isaac escrever o livro veio principalmente de obras que assistiu e leu, relacionadas à temática, além de ouvir histórias de pessoas LGBTQI+: “Mas a fonte mais inspiradora para escrever essa obra foi ‘God’s Own Country’, um filme gay que se passa em uma fazenda de ovelhas no norte da Inglaterra. Depois que assisti a esse filme fiquei muito impactado com a história e a veracidade do roteiro. Essa possibilidade de escrever um romance onde a história se passaria em uma comunidade rural me trouxe inquietações”, compartilha.
Segundo o autor, a produção do livro foi prazerosa, por vezes angustiante, mas principalmente cheia de ansiedade e aprendizado: “Os personagens me ensinaram a ser mais resiliente e acreditar que, mesmo diante dos contornos da vida, nunca podemos desistir. O fim é sempre o inicio de algo novo. Nesse processo de escrevivência perdi minha mãe e isso intensificou ainda mais meu conceito de felicidade e amor pelo próximo”, relata ele.
Para Isaac, publicar a obra traz a sensação de dever cumprido e felicidade por dar vida a personagens que conviveram tão intensamente com ele, como Lucas e Pedro: “Confesso que Jiló (o cachorro) foi um dos meus personagens preferidos da história. Lucas e Pedro não são apenas dois personagens de um romance, eles fazem parte da minha vida, com eles chorei, sorri, me indignei, briguei, fiquei na torcida por momentos felizes entre os dois. O desenrolar dessa obra não mais me pertence, uma vez que a entreguei aos leitores. Daqui para frente assumo meus erros e meus acertos, na esperança de ter contribuído na construção de um mundo melhor”, finaliza. O livro está à venda em nossa loja online, clique aqui e adquira!