Portador de Parkinson relata subida ao Pico Kilimanjaro em novo livro

O engenheiro, professor e consultor financeiro Mauricio Carvalho, através do pseudônimo Julio Rocha, em homenagem ao avô paterno, Júlio, e ao avô materno, Rocha, lança “Rumo ao Kilimanjaro”, obra que relata como foi sua subida ao Pico Kilimanjaro, ao mesmo tempo em que lidava com a Doença de Parkinson. Ao longo da subida, o autor se lembrava sobre a evolução da sua doença, dos tratamentos, limitações e o mais importante: como conseguiu conviver com o Parkinson e lidar com essa situação.  

Em entrevista ao Blog Autografia, Mauricio conta mais sobre usa trajetória e sobre o tema do livro: “Fui gestor de fundos de investimento em ações durante 20 anos e depois, por mais 10 anos, fui consultor financeiro para M&A e avaliação de negócios. Também dei aula de finanças durante 20 anos. Agora estou começando uma nova fase, trabalhando como assessor de investimentos para pessoas físicas, quero usar meus conhecimentos para ajudar as pessoas a cuidar melhor de suas finanças. O livro é passado em dois planos. Eu conto como foi minha subida ao Pico Kilimanjaro e ao mesmo tempo vou explicando como descobri que tinha Parkinson e como precisei me adaptar. Achei que a analogia seria poderosa, pois são dois processos longos e penosos, mas que podem trazer ótimos retornos no final se você for determinado, persistente e acreditar em si mesmo”, relata ele.

A inspiração para Mauricio produzir o livro, que terá em breve a versão em ebook e em inglês, veio então da vontade de escrever uma literatura que tratasse da vida de um portador de Parkinson para além das publicações médicas: “Para câncer e doenças cardíacas havia várias publicações que falavam dos processos de cura e de pessoas que deram a volta por cima, para Parkinson não havia nada. Isso me afetou muito no início, não conhecia ninguém que tivesse superado a doença, achava que em 5 ou 10 anos estaria inválido numa cama de hospital. Minha ideia era mostrar minha experiência e que depois de passados 7 anos carregando o Parkinson na mochila, ainda estava muito bem, tanto que conseguia fazer a caminhada”, explica.

O autor conta ainda que o processo de escrita do livro se iniciou durante sua viagem para a África, onde começou a fazer anotações: “Também fiz várias gravações, quando estava na trilha. Depois, quando voltei, pensei na estrutra do livro e montei a ordem dos capítulos, já fazendo a intercalação entre a subida do Kilimanjaro e a evolução do Parkinson. Escrevi durante uns dois ou três meses. Quando terminei, contratei uma revisora para dar uma limpada nos erros de gramática e checar a organização da obra como um todo”.

Para Mauricio, seu maior sonho e meta é poder ajudar outras pessoas, reduzido suas angústicas e levando esperança aos que têm uma doença sem cura, além de inspirar os que gostam de aventuras: “Quero mostrar que a vida é dura, mas se encararmos nossas dificuldades com disciplina e dedicação e tivermos uma atitude positiva e construtiva, podemos atingir nossos objetivos e levar uma vida feliz. Meu objetivo é divulgar o livro e deixá-lo a disposição do maior número de pessoas possível. Um recado aos leitores: Hakuna Matata!!! (não se preocupe)”, finaliza. A obra “Rumo ao Kilimanjaro” está à venda em nossa loja online, adquira o seu exemplar clicando aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.