Autor lança drama que aborda incesto e traições em diferentes visões

O autor Valcir Farias lança o drama “O Alvorecer de uma Lágrima Suja”, obra que conta, em três visões diferentes, a mesma história. O livro traz a trajetória de um homem sem escrúpulos, que decide se confessar a um padre, trazendo à tona seus atos de abusos às mulheres de sua família, incestos, traições, morte e religião, numa densa, dinâmica e chocante narrativa.

Em entrevista ao Blog Autografia, Valcir conta mais sobre sua trajetória e sobre o tema do livro: “Passei minha primeira infância nos bairros Rio Comprido, Catumbi, Santa Tereza, Alto Boa Vista, Morro do Querosene, Estácio, Morro de São Carlos e depois Vila da Penha e Quitungo. Depois, vim pra Minas Gerais, aos 7 anos de idade, onde me casei aos 20. Tive a honra de ser pai de 5 filhos, estudei, me formei em administração e tenho mestrado e doutorado na área. Hoje sou diretor de uma Faculdade”.

“O livro é dividido em três partes. A primeira visão, a do tio, que está moribundo, é uma confissão a um padre sobre todas as suas atitudes inescrupulosas em relação à sua sobrinha, à mãe dela, à sua esposa, aos filhos, aos amigos. Na segunda visão, esse tio apresenta ao padre o diário de sua sobrinha, no qual ela apresenta uma versão da relação vivida entre eles, diferente da apresentada por ele ao padre, que termina com uma carta suicida dela. A terceira visão é da empregada que conviveu com esse homem durante toda a vida, e é apresentada ao padre durante o velório do homem”, explica o autor.  

A inspiração para Valcir escrever o livro veio de escritores que aprecia, como Molière, Dostoiévski, Balzac, Autran Dourado, Graciliano Ramos e Nelson Rodrigues: “Escrever é um ato extremamente solitário e egoístico. O processo de escrita deve ser muito cuidadoso, pois as personagens começam a tomar vida própria. Por mais que se tenha definido um roteiro, estabelecido as características psicológicas de cada uma, conforme a obra vai avançando, o autor percebe que as personagens começam a ser autônomas”, completa ele.

Para o autor, publicar o livro traz diversas sensações ao mesmo tempo, como alegria e angústia: “A minha expectativa é que a obra possa trazer à baila várias discussões, pois, pela boca das personagens, são apresentados e discutidos filosoficamente temas muito sensíveis, como incesto, adultério, religião, Deus, morte, família. Quero que se sintam à vontade em criticar, discutir e apresentar visões diferentes das que as personagens colocam, filosoficamente, sobre esses temas sensíveis. Em breve outra obra, que já está sendo escrita, se apresentará para as nossas discussões. Um abraço a todos e desejo ótima leitura”, finaliza. A obra “O Alvorecer de uma Lágrima Suja” está à venda em nossa loja online, adquira o seu exemplar clicando aqui!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.