Para um escritor iniciante, construir e cuidar de sua audiência pode ser uma das experiências mais enriquecedoras da sua vida. Criar relacionamentos sinceros com leitores pode se tornar fonte abundante de feedback e inspiração.
Algumas ações de promoção, infelizmente, ainda são um tabu para os escritores, mas um número crescente vem construindo bases de fãs e tendo resultados, tanto em vendas quanto em experiências. Hoje, o marketing para autores é tão comum e necessário quanto para um músico ou atores que convidam para conhecermos seus trabalhos.
Não se engane: não é uma tarefa simples. Construir sua audiência demanda tempo e dedicação. Neste post, ajudaremos você a dar os primeiros passos na direção dos seus leitores. Confira!
Comece com um propósito
Quem escreve tem a ambição de ser lido. Ou seja, escreve para um público. Que tal pensar sobre suas razões para escrever, que ideias você quer desenvolver na sua obra, que tipo de pessoas pretende alcançar? Trabalhar em suas razões ajuda a fortalecer seu propósito de escrever e a identificar seu público.
Refletir sobre estas questões é um exercício de imaginação e também uma bússola sobre a direção a seguir na construção de uma audiência que se beneficie da sua produção. Causar impacto positivo na vida das pessoas é um dos propósitos da literatura.
Defina uma estratégia antes da tática
Após ter uma ideia das pessoas que você pretende alcançar, é hora de traçar a estratégia para fazer isso acontecer. Nos estágios iniciais da sua produção, talvez você queira estabelecer uma conversação ativa com seus primeiros leitores. Um blog que permita comentários dos visitantes pode ser um bom ponto de partida.
Se já tem um livro pronto para publicação, crie uma lista de e-mails com seus leitores iniciais, estabeleça seu nome através de um site e amplie sua presença através das mídias sociais. Expanda.
Você vai passar um bom tempo executando o que planejar nesta etapa. É onde seu conteúdo começa a ser divulgado e promovido. Aproveite bem os canais de acesso ao público on-line. As reações ao seu conteúdo e, especialmente, as suas respostas a estas reações já são o indício de uma audiência.
Crie uma presença online sólida
Não perca de vista suas metas de crescimento. Mas é importante tomar alguns cuidados para não se desestimular, ou desestimular seus leitores.
Tenha limites bem definidos
Os leitores têm a sensação de conhecer bem o escritor por achar que algo sobre ele se revela em seu trabalho. Isso pode criar uma falsa intimidade, que é desconfortável para qualquer escritor.
Estabeleça limites para suas interações. Fale sobre seu livro, responda a perguntas relacionadas ao trabalho ou vá a um encontro on-line com um clube de leitura. Mas nada de falar sobre família e outras intimidades. Corra de fofocas sobre outros escritores ou a indústria editorial.
Seja acessível
Seus leitores precisam saber como contatá-lo. Pode ser um formulário no blog, um endereço de e-mail ou uma caixa postal. Muitos leitores gostam de expressar como o livro os impactou. Então, permita que eles digam. Deixe clara e visível sua maneira preferida de ser contatado.
Dê feedback
Se alguém escrever a você, responda pelo menos com um comentário rápido. Algo simples, como: “Oi, lamento não poder mandar uma resposta longa, estou escrevendo meu próximo livro. Muito obrigado!”.
Se tiver tempo, responda com relevância e comece uma interação verdadeira. Seus fãs vão se gabar disso com os amigos, multiplicando seu alcance.
Seja educado
Fique atento quando alguém escrever um texto mais longo sobre o seu trabalho, e agradeça sempre (independentemente de o texto ser positivo ou negativo). Agradeça pelo tempo dedicado a ler e comentar seu trabalho.
A reação costuma ser de surpresa por ser tratado de maneira agradável. É comum nascer daí uma conversa longa e interessante que pode ser aproveitada por você. Afinal, as críticas negativas, em geral, tendem a ser uma boa fonte de aprimoramento.
Para um escritor iniciante, construir relacionamentos com seus primeiros leitores pode ser divertido. É gratificante ver suas palavras acenderem a imaginação de outras pessoas e conquistando cada vez mais público.
Não tenha medo de se promover. Ter mais leitores fará com que você escreva ainda mais! Gostou das nossas dicas? Assine nossa newsletter para receber mais conteúdos como este!