Afinal, como funciona a tiragem de livros? Nós explicamos!

Quando um escritor entra para o mundo editorial, ele se depara com alguns termos usados na área e pode ficar em dúvida sobre o que essas palavras querem dizer. Um desses termos é a famosa “tiragem de livros”. Você sabe a que as pessoas se referem quando mencionam isso?

Entender o conceito de tiragem é fundamental se você é ou pretende ser um autor. Com essa compreensão, você consegue calcular melhor quantos exemplares do seu livro devem ser produzidos, além de outros aspectos.

Continue a leitura para saber mais sobre esse tema!

O que é a tiragem de livros?

O conceito de tiragem é muito simples: quando se trata de livro impresso, é o número de exemplares produzidos. É comum que surja, também, dúvida sobre a diferença entre “tiragem”, “reimpressão” e “edição”, então saiba que as duas primeiras palavras são sinônimas, mas a última tem outro significado.

A edição diz respeito ao conteúdo final, ou seja, o texto que foi revisado, editado e que vai compor o livro — seja em formato físico ou digital. A primeira vez que um livro é lançado se chama “primeira edição”, e então se define a quantidade de exemplares que serão feitos, ou seja: a tiragem ou impressão.

Se os exemplares se esgotarem e for preciso imprimir mais, sem alterar o conteúdo, o livro terá uma nova tiragem — ou uma reimpressão  mas continuará em primeira edição.

Mas, se o autor ou a editora decidem fazer mudanças no texto, a edição já não será considerada como primeira, e sim como segunda, para a qual se define outra vez a tiragem (quantos exemplares serão impressos).

Como funciona a tiragem?

A tiragem de livros é executada por gráficas e, atualmente, os tipos mais comuns de impressão oferecidos por essas empresas são:

Offset

Impressão rápida, indicada para grandes quantidades de exemplares, quando há muitas cores e o prazo é curto. Assim, é ideal para revistas ou jornais, por exemplo.

Digital

Tampouco é demorada, mas é mais indicada para trabalhos que precisam de alta definição e tenham poucas cores, como livros, cardápios ou convites.

Das duas opções, a offset é mais cara, por exigir equipamentos especializados e que nem todas as gráficas que conseguem fazer. Com isso, acaba que a impressão digital é a de melhor custo-benefício quando a tiragem de livros é baixa, ficando em torno de 100 e 500 exemplares. Acima dessa quantidade, já se considera alta tiragem e compensa fazer em offset.

De que maneira definir a tiragem de um livro?

Os escritores iniciantes geralmente optam pela baixa tiragem, visto que ainda não sabem se a obra será bem recebida no mercado.

Lendo essa informação, você deve estar pensando: “mas imprimindo pouca quantidade, o preço de cada livro deve ficar mais caro“. Realmente, você tem razão. Mas, considere o fato de que é mais fácil garantir a venda de 100 exemplares, por exemplo, do que imprimir 1000 e ficar com os livros estocados.

Portanto, a melhor forma de definir a tiragem do seu livro é fazendo orçamentos distintos, tendo em mente não só a quantidade de pessoas que podem se interessar pela sua obra, mas considerando também aspectos como o tipo de papel e os acabamentos, incluindo:

  • costura;
  • tamanho;
  • cores;
  • capa dura etc.

É possível pedir mais tiragens?

Não há limite para pedir novas tiragens de um livro, mas é preciso considerar alguns aspectos. Não faz sentido solicitar a reimpressão caso a edição da obra mude, por exemplo. Do contrário, se não houver alterações no conteúdo, o autor pode pedir a tiragem de mais exemplares.

Para valer a pena o investimento em uma nova tiragem, recomenda-se que ela seja solicitada quando você perceber que há demanda pelo livro, ou seja, quando estiver seguro de que os novos exemplares de fato serão comprados pelos leitores.

Agora que o conceito de tiragem de livros já está esclarecido, que tal conhecer as alternativas disponíveis para materializar sua obra para venda? Leia nosso post sobre como publicar um livro e confira as diferentes maneiras de fazer isso!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.