Como escrever bons diálogos: veja 4 dicas

Os diálogos são uma parte fundamental das narrativas. Eles permitem avançar a trama, apresentar mais informações sobre personagens e acelerar ou reduzir o ritmo da história. Para conseguir isso, é preciso estar atento não só à naturalidade da conversa mas também  à sonoridade e ao ritmo.

Essa não é uma tarefa fácil; por isso, no post de hoje trouxemos 4 dicas de como escrever diálogos para te ajudar. Confira:

Mantenha-se fiel a seus personagens

Cada pessoa tem seu próprio jeito de falar, influenciado por fatores como faixa etária, região, grau de instrução e situação de conversa. Isso tudo deve vir à tona quando seus personagens estiverem falando e cada um deve ter sua própria voz. Para isso, é fundamental conhecê-los muito bem e estabelecer manias, expressões e até vícios de linguagem mais usados por cada um.

Além disso, é preciso ficar atento ao contexto da conversa. Se o seu personagem é mais fechado e introspectivo, não faz sentido ele contar toda a sua história de vida para um desconhecido no ônibus. Essa pode até parecer uma maneira fácil de apresentá-lo e contar ao leitor quais são os objetivos daquele personagem, mas não é nem um pouco verossímil.

Fique atento ao ritmo

Uma conversa real entre duas pessoas inclui frases abandonadas pela metade, pausas para retomar o pensamento, assuntos misturados e vários outros elementos que, quando transpostos para o texto, podem confundir o leitor e atrapalhar o andamento da história. Por isso, não tente fazer diálogos realistas demais. Em vez disso, preocupe-se em mantê-los fluidos e informativos: inclua apenas as falas que avancem a narrativa ou revelem mais informações necessárias à trama.

Não hesite em transpor partes do diálogo para o discurso indireto. Por exemplo, em vez de iniciar uma conversa entre dois personagens com “oi”, você pode escrever:

“Clara se aproximou de Roberto e o cumprimentou.

— Eu estava te procurando! — disse ele.”

Da mesma maneira, se quiser deixar claro que a conversa durou bastante tempo, pode incluir essa informação em um parágrafo narrativo. Uma autora que faz isso muito bem é Jane Austen: em seus livros, ela alterna entre o discurso direto e o indireto para destacar os trechos da conversa que são relevantes para o leitor e manter a história fluindo.

Use os incisos a seu favor

Os incisos são as inserções do autor no diálogo, ou seja, os trechos como “ele disse”, ou “Sandra perguntou”. Além de deixar claro quem fala, eles podem cumprir objetivos como emular o ritmo da conversa, descrever o tom de voz e narrar ações que acontecem simultaneamente ao diálogo.

Para entender esses usos, vamos pegar como exemplo um personagem prestes a revelar que está apaixonado pela melhor amiga. Ele pode iniciar a conversa da seguinte maneira:

“Escuta — chamou hesitantemente, se aproximando da menina —, eu preciso falar com você.”

Além do adjetivo deixando claro que nosso personagem está hesitante, o inciso logo depois de “escuta” faz uma pausa no diálogo, imitando sua hesitação, e nos diz que ele se moveu enquanto falava. Essa construção deixa o ritmo da ação muito mais natural do que incluir, por exemplo, uma frase como “ele foi se aproximando da menina enquanto falava” caso você precise que os dois estejam próximos ao final do diálogo.

Leia em voz alta e interprete seus diálogos

Um diálogo é uma conversa transcrita para o papel e, por isso, para saber se ele está funcionando bem é preciso ouvi-lo. Leia em voz alta para saber se a sonoridade está boa e interprete as falas, pronunciando-as da mesma maneira que você imagina que seus personagens fariam. Assim você consegue testar se as frases e palavras que escolheu são condizentes com a emoção que seu personagem está sentindo.

Bons diálogos podem tornar sua história mais fluida e mais interessante. Para consegui-los, é preciso praticar bastante e estudar bons exemplos na literatura para entender o que funciona melhor em cada caso. Ainda tem alguma dúvida sobre como escrever diálogos? Conte para a gente nos comentários!

 
 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.