Como posso escrever melhor? Confira as nossas dicas

Vivemos em uma era que as informações, além de circularem, mudam rápida e constantemente. E, apesar de ser uma técnica milenar, escrever textos também faz parte desse fenômeno. Por isso, um bom escritor jamais deve parar no tempo, sempre buscando novas – e já conhecidas – maneiras de agregar valor ao seu texto a fim de atrair e reter a atenção do seu público.

Pensando nesse contexto, preparamos uma série de dicas de como escrever melhor e conquistar e engajar ainda mais seus leitores. Confira:

Pense no leitor

Antes de mais nada, ao se começar a escrever, você deve ter em mente o perfil do seu leitor. É ele que vai ditar o tom da escrita, a maneira como será exposto o conteúdo, a linguagem mais adequada e os elementos que serão utilizados. Uma boa dica para essa situação é usar a empatia, ou seja, se colocar no lugar da pessoa que lerá seu texto: eu gostaria do que estou lendo?

Seja claro e objetivo

Quanto menos “encheção de linguiça” seu texto tiver, mais atrativo ele será. Uma boa escrita não pode enrolar o leitor com conteúdos descontextualizados e informações não objetivas. Maneire nas citações, para não parecer que você não tem nada a dizer e evite exemplos em excesso. Além disso, aplique a escaneabilidade, que desperta a curiosidade do leitor e o faz entender o conteúdo com uma simples “passada de olhos”.

Crie títulos atraentes

A expressão “não julgue um livro pela capa” ainda é usada quando o assunto é escrita. Assim sendo, é a partir da leitura do título do seu texto que despertará no leitor a vontade de continuar lendo. Afinal, a primeira impressão é a que fica.

Não seja condescendente

Não subestime o potencial de leitura do seu público. Dessa forma, apresente questionamentos, compartilhe dúvidas, relate situações, falando de igual para igual, de maneira que o leitor se sinta próximo a você.

Leia bastante

Pode soar clichê, mas esse é um método infalível. Quando lemos muito, aumentamos nosso repertório e vocabulário, que serão utilizadas para agregar valores à nossa escrita. Sempre seja eclético na leitura a fim de diversificar seu conhecimento literário. Além disso, essa pluralidade de textos te auxiliará a sempre estar bem informado.

Consulte dicionários

É natural termos muitas dúvidas ao escrever um texto. Dessa forma, é importante que você sempre tenha um dicionário em mãos para consultar naqueles momentos “é com g ou com j?”.

Aposte nas figuras de linguagem

Escrever literatura é bem diferente de escrever um texto comercial, que é bem diferente de escrever um blog post e por aí vai. No entanto, em meio a todas essas modalidades textuais, existe uma intercessão: as figuras de linguagem. Sendo assim, essa expressões conotativas da língua, pautadas no sentido figurado, podem ser utilizadas para dar um certo charme a sua escrita e despertar o interesse do leitor.

Exercite as regras da língua

Para uma leitura fluida, é essencial que a pontuação esteja impecável. Por isso, desenvolva habilidades para trabalhar com vírgulas, pontos e acentuação. Além disso, aprenda sobre concordância, regência, coesão e coerência. Tudo isso, impulsionará a qualidade do seu texto.

Revise seu texto

Uma boa escrita acompanhada de uma boa revisão é sucesso garantido. Por isso, sempre que finalizar seu texto, não deixe de checá-lo para procurar erros gramaticais, ortográficos ou até mesmo de digitação. Ótimas técnicas para uma revisão exemplar é ler seu texto em voz alta e de traz para frente, lendo palavra por palavra.

Agora que você já está preparado para gabaritar o português, não deixe de comentar suas considerações!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.