Ginecologista e obstetra lança livro para auxiliar gestantes

A médica Endy Martins de Araújo lança “Gravidez carioca”, livro que visa orientar gestantes de forma leve e tranquila sobre o período da gravidez. Endy, formada pela UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), fez residência em ginecologia e obstetrícia, é pós-graduada em Reprodução Humana e atua em maternidades públicas e particulares. No livro, a autora traz a história da protagonista Maria Angélica, uma mulher batalhadora que passa por difíceis situações, mas que alivia suas tensões ao ser orientada por sua ginecologista.

Em entrevista ao Blog Autografia, Endy conta mais sobre o tema do livro e sobre sua trajetória até aqui: “Minha vida profissional foi inteiramente baseada na medicina. Exercer minha profissão foi uma trajetória de muita luta e dedicação; venho de família humilde, sou negra, posso dizer que não foi fácil. A história da minha mãe com a perda de quatro bebês provavelmente influenciou, e muito, na minha especialidade. Até tentei gostar de outras mais ‘tranquilas’, mas faltava algo… Portanto fiz ginecologia e obstetrícia. A obra tira dúvidas de uma forma divertida, através de uma linguagem fácil, acessível à pacientes e familiares, sobre a gravidez, e mostra a importância que a boa relação entre médico e paciente faz, podendo até transformar vidas”.

A ideia para Endy escrever o livro veio da sua própria experiência com a medicina e entrou na literatura por conta das lembranças de sua avó Zeli: “Ela anotava em seu diário acontecimentos cotidianos e, há aproximadamente quatro anos, escrever tornou-se uma grande paixão na minha vida. Modéstia à parte, a inspiração para essa obra em específico veio de mim. Tento orientar ao máximo, acalmar… E isso faz toda a diferença. O carinho e a educação abrem portas em qualquer profissão, em qualquer lugar! Sobre a produção do livro, eu costumo escrever à noite e aos fins de semana. ‘Gravidez Carioca’ fluiu muito bem. Faz parte do meu cotidiano, da minha vida. Escrevo sozinha, aliás a solidão é algo indispensável para o escritor”, conta ela.

Para Endy, a sensação de publicar o livro é a melhor possível e as expectativas de alcançar o público são altas: “Há muito amor nessa obra, espero acalmar não só as gestantes e familiares, mas todos que buscam informações em relação a esse momento tão especial da vida: a gravidez. Espero que acalme corações aflitos e que a relação entre médico e paciente possa melhorar a cada dia. Desejo que nós, médicos, possamos sempre informar, ajudar, de braços abertos, não só os pacientes, mas também uns aos outros, como seres humanos que somos, em busca de um mundo melhor”, finaliza. “Gravidez Carioca” está à venda em nossa loja online, adquira o seu exemplar clicando aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.