PhD em História da América Latina lança obra sobre relação do continente com os EUA

Formado em Direito e História e PhD em História da América Latina, o autor Alfredo da Mota Menezes lança “História da relação dos EUA com a América Latina”. O livro retrata e analisa como o país e o continente têm se relacionado desde o século XIX, baseado em autores que trabalham com o tema. Os assuntos abordados vão desde os aspectos socioeconômicos até religião, política e a imagem na mídia.  

Em entrevista ao Blog Autografia, Alfredo conta mais sobre sua trajetória e sobre o tema do livro: “Fiz o mestrado e PhD em História da América Latina, com bolsa do CNPq, nos EUA, em Tulane University, Nova Orleans. Mais tarde, fiz ali o pós-doutorado e lecionei como professor visitante, tudo com bolsas. Publiquei nove livros, sendo seis deles em minha área de estudos. Hoje, estou também na mídia, escrevendo artigos para jornais, e também no Grupo Globo daqui, em rádio e TV”.

“Impressiona como não se tem praticamente nada no Brasil sobre o assunto e ele é importante em muitos aspectos da vida regional. Hoje, os EUA têm um novo e forte contendor na área, a China. Tem capítulo específico sobre a China na região e como os EUA tentam, outra vez, atrapalhar essa presença na área que eles acreditam serem de sua eterna influência. O livro não é contra os EUA; apenas conta a sincera história do relacionamento entre as duas bandas da América”, explica.

A inspiração para o autor produzir a obra veio da sua vivência nos Estados Unidos, enquanto discente: “Na Universidade dos EUA, eu era o único ‘estrangeiro’ no doutorado. Ali, entendi a razão da atenção que o país dedica a América Latina. Esses centros formam americanos para trabalharem em multinacionais, serem professores de assuntos da área, na CIA ou serviço diplomático na América Latina. Eles têm a nossa vida e história destrinchada ao máximo. E, por outro lado, no Brasil negamos estudá-los para entendê-los melhor e tirar vantagens no relacionamento. Fiz o livro com pesquisa em vasta bibliografia, muitos livros e artigos acadêmicos em revistas científicas, em sua quase totalidade de autores norte-americanos”, compartilha ele.

A expectativa de Alfredo com a obra é alcançar o maior número de pessoas, principalmente no Brasil, para que se informem sobre o assunto: “Se o sonho permitir, gostaria que essa publicação pudesse chegar um pouco mais longe, mostrando essa relação desigual, como enfrentá-la e tirar vantagens para o Brasil neste momento local e mundial. Só ‘conhecemos’ os EUA pelas imagens do cinema e da mídia. No livro, o país do Norte aparece por inteiro e como ele realmente é”, finaliza. O livro “História da relação dos EUA com a América Latina” está à venda em nossa loja online, adquira o seu exemplar clicando aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.