Professor de História lança livro sobre urbanização do bairro de Santa Cruz

O autor Adinalzir Pereira Lamego, professor de História da Rede Estadual de Educação do Rio de Janeiro, lança a obra “Ruas e Logradouros de Santa Cruz”. No livro, Adinalzir, que trabalha com a área de pesquisa História do Brasil, traz a trajetória do bairro de Santa Cruz, na cidade do Rio de Janeiro, analisando seu processo de urbanização e seus primeiros logradouros.

Em entrevista ao Blog Autografia, Adinalzir conta mais sobre sua jornada e sobre o tema do livro: “Considero que minha trajetória foi vitoriosa até agora. Sou professor de História com experiência na área de pesquisa, atuando principalmente nas seguintes áreas de estudo: História de Santa Cruz, Fazenda Jesuítica Real e Imperial de Santa Cruz, História Local e História do Rio de Janeiro, com artigos publicados em blogs, revistas e jornais especializados”.

“A obra é dividida em vários capítulos relacionados às ruas e logradouros de Santa Cruz, desde os primeiros logradouros e a urbanização, até a nomenclatura viária de Santa Cruz e seus nomes ilustres. Este livro se propõe a analisar o processo de urbanização do bairro de Santa Cruz e os seus primeiros logradouros, passando para os leitores a importância da história de Santa Cruz como um dos bairros mais antigos do Brasil”.

A inspiração para o escritor escrever o livro surgiu da obra de Benedicto de Freitas, “Santa Cruz, Fazenda Jesuítica Real e Imperial, Volume III, Império 1822-1889”, escrito em 1987: “Procurei me basear na experiência de autores mais consagrados e, no meu caso, o inspirador foi Benedicto de Freitas. Também já possuía uma outra experiência com outro livro publicado pela Autografia, ‘Viajantes Estrangeiros na Zona Oeste Carioca’. De modo que, a partir daí, fui passando a conhecer as estratégias de outros autores e também o meu próprio processo de escrita, e passei a fazer tudo sozinho”, compartilha.

Para Adinalzir, publicar o livro traz uma sensação gratificante e encorajadora para escrever cada vez mais: “Minha expectativa daqui para a frente é que esse livro seja um sucesso e que o conhecimento sobre a história do bairro imperial de Santa Cruz seja cada vez mais divulgado, espalhando cultura e história local pelos quatro cantos do mundo. Vocês representam um oásis no meio árido da falta de interesse pela leitura e pela escrita nesse país. De modo que conto com vocês para o sucesso do meu livro. Um grande abraço a todos!”, finaliza. A obra “Ruas e Logradouros de Santa Cruz” está à venda em nossa loja online, adquira o seu exemplar clicando aqui!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.