Romance ambientado em Minas Gerais do século XVIII é lançado

Marco Pinheiro, biólogo e escritor, lança “Serro Frio”, um drama ficcional que se passa no Brasil a partir de 1768. Na obra, a rotina de uma pequena vila na região de Minas Gerais muda drasticamente após a chegada do “circo”, um grupo de estranhos que se instala nos confins das terras de um coronel. O acontecimento gera consequências para todos, abalando as relações de poder da região. Ao mesmo tempo, a obscura relação do coronel com uma escrava e o envolvimento de outros personagens acrescentam tons cada vez mais dramáticos à história.

 Em entrevista ao Blog Autografia, Marco conta sobre sua trajetória e sobre o tema do livro: “Sou professor e biólogo, leciono para alunos de Biologia há uns 18 anos. Porém, sempre fui amante dos livros, sejam históricos, biografias, romances. Cresci entre livros, tenho uma mãe amante das letras que até hoje é grande influência. Sempre tive meus escritos guardados, de forma amadora. Hoje, realizo esse sonho de escrever, de me sentir um pouco artista, de ser mais alguma coisa além de professor e cientista. É libertador e renovador”.

“Minha obra é um drama histórico e um romance ficcional. Uma história que aborda personagens complexos e cativantes. Há algo de sombrio na narrativa, dramas sociais e pessoais se entremeando em volta do acontecimento, seja na região de Serro Frio (que dá nome ao livro), seja na fazenda do coronel contratador. São 230 páginas ligadas por muita poeira e lama do sertão de Minas, descrições das paisagens, dos dramas e dos amores locais. Páginas coloridas por matos, sangue e barro”, completa.

A inspiração para Marco produzir o livro veio de uma história que criou há muito tempo em sua imaginação, após viagens ao interior de Minas Gerais: “O nosso país se fez sobre doses enormes de violências de todo tipo, e nessas paisagens de Minas, muitos eventos sombrios com certeza aconteceram, e nunca saberemos de todos eles. Esse livro surge de uma inquietude sobre a condição humana de fazedor de desgraças, intolerâncias e crueldades, mas também de amores e solidões”, relata.

Marco conta que a produção da obra se iniciou com algumas anotações iniciais: “Me debrucei nelas no início da pandemia, ainda em março, como uma forma de me ocupar a cabeça em uma quarentena perigosa para os solitários. Organizei as idéias, fiz um mapa mental do enredo, construí os personagens e as cronologias. Montei as fases do texto e idealizei os capítulos principais, delineando o projeto. Tive alguns leitores anônimos, que me encorajaram nisso, claro, e foi aí que enxerguei que deveria transformar aquilo em um livro”.

Para o autor, finalizar o livro trouxe a sensação de felicidade por se aproximar em ocupar os dias dos leitores com sonhos de dramas: “Eu quero ser uma dessas pessoas que levam sonhos aos outros. Quanto às minhas expectativas, espero que essa obra faça bem às pessoas, que mergulhem suas tardes nessas páginas, sintam mil coisas, e que me venham contar o que acharam, o que sentiram. Aos leitores: que sejam fiéis ao amor pelas letras, que nunca abandonem os livros, que emprestem, incentivem”, finaliza. O livro “Serro Frio” está à venda em nossa loja online, adquira o seu exemplar clicando aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.