Através da filosofia, obra analisa incivilidade do atual governo brasileiro

O autor Diogo H. A. Almeida, professor de História e Filosofia, formado pela Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), lança o livro “Por que Bolsonaro é uma anomalia civilizacional?”. Através de conceitos filosóficos e históricos, a obra aborda a incivilidade do atual presidente da República e seu governo, em seis capítulos que traçam seu perfil e personalidade em paralelo a conceitos de alguns pensadores clássicos, como Aristóteles e Maquiavel.

Em entrevista ao Blog Autografia, Diogo conta mais sobre sua trajetória e sobre o tema da obra: “Eu lecionei História, Filosofia e Sociologia de 2010 até final de 2019, em escolas públicas e privadas, em Jacarezinho, Maringá e em Ourinhos; nesta, também estive por 6 anos em uma Universidade privada. Atualmente, vivo na Irlanda, para aprimorar estudos e conhecimento. Eu almejo, com meu livro, alcançar o máximo possível de leitores, desde acadêmicos das Ciências Humanas e Sociais, até o estudante do Ensino Básico, escolar”.

A inspiração para Diogo produzir a obra veio de todas as notícias que sempre acompanhou nos jornais em relação ao atual presidente: “Os fatos falam por si só. Jair Messias Bolsonaro era apenas um deputado insignificante do baixo clero, passou por sua anedótica campanha eleitoral, até chegar nos dias de hoje, nos quais contabiliza dezenas de notícias negativas a seu respeito e disseminação de notícias falsas. Entra então para essa triste página da nossa História como o grande responsável por permitir que se chegasse aos 200 mil mortos por Covid-19, e pelo desastre econômico e social do país”, relata o autor.

O processo de pesquisa foi realizado através de notícias de jornais disponíveis em veículos oficias na internet: “Somei ao que já tinha de conhecimento em Filosofia, com os autores que eu mais identificava alguma proximidade por temas, e cada capítulo traz um tema que se enquadra bem ao evento jornalístico narrado para aquela abordagem. Utilizei-me também de citações de estudos e textos científicos para cada autor escolhido por mim, na tecitura dos capítulos, e assim, em uns dois meses, saía o livro completo”, conta ele.

Para Diogo, publicar traz a sensação de catarse, onde despeja suas angústias e questionamentos: “Depois de tudo o que vivemos e aprendemos, sobremaneira no século XX, e ainda vivemos com essa aberração, essa anomalia civilizacional que se chama Jair Messias Bolsonaro, e o bolsonarismo, vamos suportar isso quietos? Claro que não! Então, aí está o livro, para oferecer alguma resposta, algum caminho, para os angustiados, feito eu, e feito muita gente também. Gostaria de dizer que ‘leiam o livro’, apreciem, indiquem, citem, reflitam com ele, debatam, discutam, aprendam junto, mas se quiserem, também, podem odiar o livro ou refutar minhas ideias e o livro já terá cumprido seu primeiro objetivo, que é de gerar uma reflexão inteligente”, finaliza. A obra está à venda em nossa loja online, adquira o seu exemplar clicando aqui.

Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert
Postagens relacionadas
Pesquisadoras lançam obra sobre a invisibilidade de escritoras ibero-americanas
Seu livro na Flip, Bienal do Rio e LER
Lançamentos da Semana
Médica lança livro sobre autoconhecimento em Fernando de Noronha
Trainer de líderes e mentor em conexões lança obra que auxilia a atrair clientes