Com 35 anos de experiência, autor lança livro sobre bastidores do mercado imobiliário

O autor Marcelo José Lomba Valença, mestre em financiamento imobiliário e desenvolvimento urbano pela Northwestern University de Chicago, IL, Estados Unidos, lança a obra “Desenvolvimento, comércio e financiamento imobiliário estruturado”.

No livro, ele aborda a história de projetos imobiliários icônicos desenvolvidos, comercializados e financiados nos últimos 30 anos, com o passo a passo de como tudo foi feito, além das lições que a Indústria Imobiliária aprendeu com a pandemia da Covid-19.

Em entrevista à Revista Autografia, Marcelo conta mais sobre sua trajetória profissional até aqui: “Voltei para o Brasil no começo da década de 2000, montei meu primeiro escritório, o ABV, que era uma boutique especializada em desenvolvimento, financiamento e comércio imobiliário.

Houve a fusão do ABV com o Aidar-SBZ, que hoje é o ASBZ, e meu último caso foi em 2020, depois saí e hoje atuo como empresário do setor imobiliário, com investimentos pontuais e me intitulo um psiquiatra imobiliário para os meus clientes que presto consultoria.”

“O livro é simples, direto e objetivo. Para os leigos na área de desenvolvimento, financiamento e comércio imobiliário, literalmente conto como se concebe o prédio onde o leitor mora, só que de trás para frente. Ou seja, de quando a pessoa é convidada para a festa de lançamento de um empreendimento imobiliário, eu conto quais foram os estágios que o incorporador do projeto passou para chegar no momento desta festa. Para os profissionais que atuam no mercado imobiliário, a narrativa do livro é no sentido de seguir o que está posto”, explica Marcelo.


O autor explica ainda que Desenvolvimento, comércio e financiamento imobiliário estruturado é dividido em quatro capítulos introdutórios, em forma de narrativas sobre o que é desenvolvimento, ou seja, o que é a construção; o que é financiamento; o que é comercialização; e como tudo isso pode ser feito de maneira estruturada: “Uma vez ancorados esses temas, eu ilustro a dinâmica de como funciona isso tudo junto a casos concretos em que atuei.

Acho que é a primeira obra consolidando os efeitos da pandemia de Covid-19 nos contratos imobiliários. Tudo isso ilustrado com fotos dos empreendimentos e notas explicativas sobre assuntos que gravitam o tema de cada capítulo”, compartilha o autor.


A inspiração para Marcelo produzir o livro veio da falta de informação sobre o histórico dos empreendimentos imobiliários sob uma ótica não exclusivamente arquitetônica: “E também é uma homenagem a todos os incorporadores imobiliários, que são os maestros de todos os processos ora mencionados”, completa.


Para finalizar, o autor relata como se sente trazendo seu livro ao público: “A sensação de publicar é a mesma do estado de espírito de quem escuta a canção ‘Non, je ne regrette rien’, interpretada por Edith Piaf. Os planos agora são de divulgar o livro e inseri-lo no universo de formação dos profissionais que atuam na área.

Detalhe: é um livro que também considera aspectos legais dos empreendimentos, mas é principalmente um manual para quem quer comprar ou alugar um imóvel, e é um livro para que os jovens profissionais da área se inspirem no sentido de ‘andar pela rua’ e ver casinhas, construções abandonadas, problemas mal resolvidos, necessidades não sanadas e oportunidades inexploradas pelo senso comum para incorporá-los, resolvê-los, atendê-los e usufruí-los.”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.