A Autografia na XXIX Reunião Anual da ABEU

A ABEU, Associação Brasileira das Editoras Universitárias, atua há quase 30 anos e tem como principal missão difundir a cultura editorial acadêmica. Com o intuito de socializar o conhecimento através da produção e da difusão do livro universitário, a ABEU dá mais visibilidade aos editores associados e à produção científica das universidades. O foco da associação é difundir o livro acadêmico-científico resultante de pesquisas feitas em instituições de ensino superior, que muitas vezes acabam se tornando inacessíveis ao grande público.

Na segunda semana de maio, dos dias 11 a 13, aconteceu, na Universidade Federal de Viçosa (UFV), em Minas Gerais, a XXIX Reunião Anual da ABEU, com o tema “Construção de uma Política Editorial Universitária no Brasil: em busca da unidade”. A intenção da reunião foi discutir os desafios das editoras universitárias e a Autografia esteve lá. Nossa editora busca estudar as particularidades de cada instituição, para oferecer soluções ainda mais personalizadas aos editores acadêmicos.

A reunião contou com uma mesa de abertura, com a presença do coral Nossa Voz; e de estudiosos como Clóvis Andrade Neves, Pró-Reitor de Extensão e Cultura da UFV; Marcelo Di Renzo, Presidente da ABEU; Nilda de Fátima Ferreira Soares, Reitora da UFV; Luis Carlos Galvão, Vice-Reitor da UFV; Daniela Alves, Diretora da Editora UFV; e Juan Felipe Córdoba-Restrepo, palestrante e Diretor Editorial da Universidade do Rosário, na Colômbia. Nessa mesa, falou-se sobre a importância da união entre as editoras universitárias.

No segundo dia de evento, aconteceu a mesa redonda “Internacionalização das Editoras Universitárias”, com a presença de Juan Felipe Córdoba-Restrepo, que também é Presidente da Asociación de Editores Universitários de América Latina y el Caribe; Luiz Alvaro Salles Aguiar de Menezes, que é Gerente de Relações Internacionais da CBL; e Fábio Cunha Pinto Coelho, secretário do Departamento de Cultura do Itamaraty.

Nessa mesa, foi discutido o grande desafio das Editoras Universitárias em divulgar a sua marca no exterior: como licenciar as suas obras, como participar em feiras internacionais, os elevados custos de tradução para o inglês, os custos de enviar um representante de cada Editora Universitária para participar das feiras, entre outros. O Ministério das Relações Exteriores – MRE apresentou que pode apoiar neste processo através dos Centros Culturais Brasileiros em diversos países, expondo as obras e cedendo espaço nos seus stands em algumas feiras.

Durante a tarde, aconteceu a apresentação do relatório anual durante a Assembleia Geral da Associação. Na mesa, estiveram o Presidente da ABEU, Marcelo Di Renzo, o Diretor-Secretário, Aníbal Bragança, e a Vice-Presidente da ABEU, Nair Maria Di Oliveira. Apresentou também o relatório o Secretário Executivo da ABEU, Rubens Mendelli, com a Diretora de Comunicação, Flávia Rosa.

IMG-20160512-WA0002Nessa assembleia, foram discutidas as políticas que a ABEU está desenvolvendo para fazer frente aos desafios apresentados e foi definido o local do próximo evento, em 2017. Será em Londrina, na IAPAR – Instituto Agronômico do Paraná, Alisson Neri. Ao final, Selma Lúcia Beltrão, Diretora Regional do Centro-Oeste pela ABEU, representou a Embrapa durante sua homenagem pelos 25 anos de atividades editoriais.

 

“A Editora Autografia tem apoiado as editoras universitárias na ampliação da capacidade de produção, além de também apoiar os processos de divulgação e distribuição, no Brasil e no Exterior, abrindo inclusive uma filial na Europa”, conta Bruno Santos, nosso Diretor de Vendas e Relações Institucionais, que compareceu à reunião. Ele esclarece que “a variedade e a qualidade dos nossos serviços têm fortalecido essa parceria com as editoras universitárias: ajudamos a divulgar a produção acadêmica, em impressões por demanda, coedições, assessoria de imprensa, distribuição em livrarias, participação em feiras, entre outras ações”.

Nossa participação na XXIX Reunião da ABEU foi fundamental, ajudando-nos a entender os desafios comuns dos associados e as particularidades de cada instituição. A partir desse evento, podemos oferecer condições cada vez melhores aos nossos escritores, colaboradores e parceiros.

Na foto, da esquerda para a direita: Luiz Alvaro Salles, Marcelo Di Renzo, Juan Felipe, Fábio Cunha e Bruno Santos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.