O autor Ricardo Mandu, graduado em letras, desde sempre foi incentivado a correr atrás de seu propósito, tudo isso com incentivo de seus familiares e professores, lança a obra “A Ordem dos Lendários”. No livro, Ricardo leva o leitor a uma viagem ao passado e suas relações com o comportamento humano.
Em entrevista ao Blog Autografia, Ricardo conta mais sobre sua trajetória e sobre o tema do livro: “Durante toda a fase escolar alguns professores específicos me direcionaram pelo caminho do conhecimento, assim como me ajudaram a lapidá-lo com práticas, pois o objetivo era que o tempo trouxesse a sabedoria. Nessa jornada de autoconhecimento descobri o meu propósito para a vida, assim os sonhos se tornaram num plano em que a etapa principal era a Graduação em Letras. Para dar andamento nesse propósito, foi necessário empenho dobrado para buscar a estabilidade profissional no ramo em que atuo ao mesmo tempo em que criava os primeiros rascunhos do primeiro livro.”
“Quando planejei a trilogia A Ordem dos Lendários, um dos critérios utilizados determinava que cada livro devesse conter conexões externas, ou seja, aos que quiserem ir além dos textos e entender melhor o contexto em que está inserida a narrativa, há diversas referências a momentos e personalidades importantes da história da humanidade. Por ser tratar de uma ameaça global, criei personagens de diversas culturas e com as quais pude criar passagens marcantes para que você leitor possa refletir sobre vários aspectos, mergulhando em filosofias e sabedorias milenares.”
A inspiração para Ricardo escrever o livro veio em uma noite chuvosa em que foi pego desprevenido no meio da rua: “Não havia um abrigo próximo e estava tão encharcado que decidi voltar a pé para casa, pois estava com vergonha de entrar num ônibus lotado e molhar quem estivesse próximo. Durante a caminhada comecei a pensar como seria uma jornada a pé no mundo moderno. Porém eu pensava, quais motivos nos levariam a viver como os povos antigos? Desse questionamento surgiram ideias, das quais evoluíram para pesquisas. Muitos jornais, revistas e livros contribuíram para a elaboração do primeiro roteiro, mas estava faltando alguns elementos para transformar essas ideias interessantes.”
O autor ainda conta mais sobre o processo de produção do livro” Conforme eu finalizava um capítulo, surgia a necessidade de retornar aos anteriores e reescrevê-los. Novos elementos foram incrementados ao longo do desenvolvimento e foram importantes para a criação de uma narrativa cativante e inspiradora. O planejamento e controle para que não houvesse nenhuma falha foi desafiador. Desde os aspectos físicos e psicológicos de personagens, motivações e conclusões de cada arco narrativo, foi muito mais trabalhoso do que desenvolver os textos. Entretanto era um detalhe fundamental para que a história fosse coesa e coerente.
Para Ricardo, publicar o livro traz a sensação de realização: “Ao longo do caminho almejava um dia poder me orgulhar em saber que todo o esforço daria resultados, porém a sensação de realização foi diferente do que imaginei. Quando peguei o primeiro exemplar em mãos o tempo congelou, por um breve momento relembrei desde o dia em que caminhei na chuva até o momento em que abri a embalagem, foi como ser presenteado com algo que sempre esperei ganhar de maneira inesperada. As minhas expectativas geralmente são um duelo entre a emoção e a razão. A realização de todo autor é saber que as pessoas estão lendo o seu livro e ouvir as opiniões. Valorizo isso e é muito significativo para o desenvolvimento pessoal e profissional.”
O livro “A Ordem dos Lendários” está à venda em nossa loja online, fique de olho em nossas redes sociais e adquira o seu exemplar clicando aqui!