De hobby a profissão: descubra como ser um escritor!

Você já se perguntou como ser um escritor? Muitas pessoas escrevem, mas poucas acreditam que tornar-se um autor profissional ou, até mesmo, lançar um livro seja algo possível. 

A boa notícia é que não é inviável transformar seu hobby em profissão! A atitude requer, sim, muita dedicação e foco, mas aqueles que já publicaram garantem que vale cada minuto investido!

Já imaginou pegar seu livro nas mãos ou entregar sua história finalizada para uma editora? Então, confira nossas dicas para desenvolver as suas habilidades e apostar nesse tipo de criação. Boa leitura!

Pesquise referências

Se você já sabe sobre o que quer escrever e como quer fazê-lo, a dica é pular de cabeça nesse mundo.

Leia todas as obras que puder do estilo escolhido e todos os autores que são tidos como referência. Para ter uma história convincente e interessante, você precisa mostrar que domina o assunto.

Pratique para desenvolver seu estilo

Se a nossa primeira dica ficou na teoria, nosso segundo tópico é pura prática e talvez seja o mais importante para descobrir como ser um escritor. 

Você só vai conseguir desenvolver um estilo próprio e original de escrita quando já tiver praticado muito. Por isso, segure a ansiedade e entenda que um jeito único de escrever nasce aos poucos e vem da prática constante. A ordem é praticar, praticar e praticar!

Trabalhe sua criatividade

Como ser um escritor criativo? O temido bloqueio pode acontecer com qualquer um — seja iniciante, seja experiente. Você só precisa aprender como despertar a sua criatividade!

Algumas estratégias são bem simples e podem ajudá-lo no processo criativo, como ter um hobby — que não seja escrever —, e ler outros tipos de obras, além das que está acostumado ou usando como referência para criar.

Inspire-se em escritores de sucesso

Já parou para pesquisar a trajetória dos seus autores preferidos? Pois, então, reserve um tempo para aprender com a história (real) deles. Essa pode ser uma ótima maneira de se inspirar e ganhar confiança para seguir escrevendo, mesmo quando a folha em branco parecer assustadora demais.

Você vai ver como eles também tiveram que se dedicar muito para aprender como ser um escritor profissional.

Invista em capacitação

Começar a escrever profissionalmente pode parecer um desafio intimidante à primeira vista e, até agora, vimos que a prática é realmente o melhor caminho. No entanto, é claro que você não precisa aprender tudo sozinho.

Apostar em cursos e workshops voltados para desenvolvimento da criatividade e da escrita é uma ótima porta de entrada para o mundo da criação literária. Além do conhecimento que você adquirirá estudando, também é possível usufruir desses encontros para trocar experiências com pessoas que estão na mesma jornada.

Se você quer mesmo transformar seu hobby em profissão, nada mais justo do que investir na sua carreira!

Gostou das nossas dicas e já está sonhando com o lançamento da sua obra? Entre em contato conosco e saiba como podemos ajudá-lo! Somos especialistas em tornar real o sonho de publicar um livro e queremos ir muito além de ensiná-lo como ser um escritor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.