Livro infantil ilustrado conta a história do surgimento das vacinas

O autor Bruno Rebello lança o livro infantil “Edward Jenner: A chifrada de vaca que salvou o mundo”, com colaboração de Davi Rebello e ilustrações de Guilherme Holz. A obra conta, através de desenhos, de forma leve e divertida, a história do médico inglês Edward Jenner. O médico, em 1796, descobriu a primeira vacina a partir da observação de uma doença branda que ocorria inicialmente em vacas e leiteiros.

Em entrevista ao Blog Autografia, Bruno conta mais sobre a sua trajetória e sobre a obra: “Sou analista de ciência e tecnologia com formação em TI, mas antes de tudo sou uma pessoa que defende que o conhecimento é transformador. Desde criança, minha curiosidade me levou a buscar e a estudar sobre os mais diversos temas, mas nos últimos anos, meus estudos têm se voltado mais à vida daqueles que foram responsáveis por ações de grandes impactos na sociedade por meio da ciência e da tecnologia, como, por exemplo, Edward Jenner, protagonista dessa biografia cheia de suspense e aventura voltada ao público infantil”.

“A história da vacina ilustrada nessa obra precisa ser lida e compartilhada, pois mostra como a observação, experimento, coragem e registros minuciosos foram fundamentais na solução de um problema de milhares de anos que marcava gerações com sofrimento e perdas. Abordar esse tema é crucial para inspirar crianças com histórias reais de grandes heróis do passado que transformaram o mundo, salvaram milhões de vidas ou melhoraram muito nossas vidas com ações revolucionárias, como foi o caso da história no livro”, completa.

A inspiração para o autor produzir o livro veio da curiosidade das crianças e da pandemia do Coronavírus, momento em que o assunto das vacinas está em voga: “Muito se falou e se discutiu sobre vacinas. Mas como elas surgiram? Em que momento? Quem foi o maior responsável pelo surgimento? Essas e outras perguntas nos inspiraram a escrever essa envolvente e necessária história que teve entre os principais envolvidos uma criança de 8 anos e agora é recontada sob a adaptação no olhar de uma criança de 7 anos e sob as lindas ilustrações de seu amigo da escola”, conta ele.

Bruno conta também sobre a produção do livro, feita juntamente com seu filho, Davi Rebello: “Sempre fui muito curioso e passei isso para o meu filho. A busca pelo saber científico deve ser parte da formação de todos. Pensando nisso, começamos a estudar sobre a vacina e sua origem e vimos a necessidade de transmitir essa informação para todos e, em especial, para as crianças,  mas era necessário que tudo fosse muito leve e divertido conforme o toque infantil de meu filho que correlacionou o tomar uma vacina com a chifrada da vaca”.

Para o autor, publicar o livro traz satisfação e felicidade: “Tenho a sensação de cumprir com uma responsabilidade voltada para o estímulo da pesquisa e da busca pelo conhecimento, desde criança até a fase adulta. Afinal, o conhecimento precisa ser de acesso a todos. É só o primeiro livro de um projeto que trazer vários outros assuntos relevantes a respeito da ciência e de outros conhecimentos relevantes à humanidade”, finaliza. O livro “Edward Jenner: A chifrada de vaca que salvou o mundo” está à venda em nossa loja online, adquira o seu exemplar clicando aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.