O que é o método snowflake?

Escrever um romance, um roteiro, uma série de TV, uma ideia que não sai da sua cabeça. Na medida em que você já se imagina ganhando prêmios e se tornando um escritor de sucesso, você fica paralisado em frente à página em branco, calculando o trabalhão que dá para tornar esse sonho realidade.

Ninguém disse que será fácil. Mas já pensou se existisse um jeitinho de encarar esse trabalho todo de forma orgânica, organizada e gradual, sem perder aquela vontade inicial de conquistar o mundo com seu estilo único ao contar histórias? Esse jeito existe e se chama método snowflake.

Ficou curioso para saber mais sobre o método snowflake? É só continuar aqui com a gente!

Método Snowflake? É de comer?

Nada disso! Quem criou o snowflake foi um escritor israelense chamado Randy Igermanson e a ideia é muito simples. Para Randy, escrever uma narrativa é como um floco de neve (snowflake) em formação: um grão de poeira em contato com uma gotinha congelada que vai crescendo, crescendo até formar um belo cristal. 

Sabe o que acontece com a maioria dos escritores? A ideia genial chega, você senta em frente ao computador cheio de energia e, mais cedo ou mais tarde, fica perdido, desmotivado, sem saber como fazer a transição de uma cena para a outra, ou descobrindo depois de 50 páginas que seu personagem não é nada cativante (quem nunca?).

No snowflake, pode parecer que você perde muito tempo planejando seu processo, mas a verdade é que uma viagem bem planejada pode poupar muitas dores de cabeça no trajeto (ou mais de 150 páginas e muita energia jogadas no lixo).

Gaste seu tempo construindo bases sólidas, alimentando sua criatividade e ganhe fluência e concentração na hora de escrever. Essa é a promessa do método snowflake.

Gostei! Mas como faz?

O método é dividido em 10 etapas graduais e complementares, que dão a você suporte na construção da narrativa e funcionam como um gatilho para a criatividade. Para você ter uma ideia geral, as etapas são essas aqui:

  • etapa 1 — escrever sua história em uma frase;

  • etapa 2 — expandir sua frase em um paragrafo;

  • etapa 3 — criar fichas para os seus personagens;

  • etapa 4 — expandir o parágrafo inicial em vários parágrafos;

  • etapa 5 — expandir as fichas dos personagens em sinopses mais ricas de cada um deles;

  • etapa 6 — expandir cada parágrafo em uma página;

  • etapa 7 — construir uma ficha detalhada dos personagens; 

  • etapa 8 — fazer uma planilha com os capítulo e cenas (o famoso Outline);

  • etapa 9 — desenvolver as cenas como base para um primeiro rascunho;

  • etapa 10 — escrever seu primeiro rascunho.

Veja, você começa escrevendo uma frase bem curta resumindo a sua história (que pode ajudar a vender seu romance ou roteiro no futuro) e, conforme vai caminhando num zig-zag entre enredo e personagens, chega cada vez mais perto do seu sonho.

Vamos começar?

Com esse método, você construirá sua história do zero e descobrirá que sempre é melhor feito do que perfeito. Não se engane: você voltará em cada etapa algumas vezes, produzirá melhor a estrutura da narrativa, delineará os personagens gradualmente, pensará no foco narrativo, corrigirá possíveis falhas do enredo, mas estará em plena ação. 

Quer começar agora? Aqui vai uma dica para você ir treinando: tente resumir as narrativas que você já conhece! É mais ou menos assim: “um menino de 11 anos que vive com seus tios e dorme em um quarto debaixo da escada descobre ser um bruxo e vai viver em um mundo de magia e aventura”  —e aí, reconheceu?

Que tal você começar aqui nos comentários? Resuma seu livro ou filme preferido em uma frase bem sucinta e comece a pensar seguindo o método snowflake!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.