Da solidão ao verso: Vantuil Duarte lança Quadrinhas de A-Z

O autor Vantuil Duarte passou por diversas profissões até conseguir concluir o curso de corretor de seguros, onde é profissional há mais de 40 anos e hoje está aposentado e agora lança sua obra Quadrinhas de A-Z. Na obra, o autor aborda uma tentativa de popularizar a poesia, ou seja, uma mistura do intelectual  com a literatura de cordel, com a finalidade de alcançar a população que não é chegada a leitura. O autor reforça que o livro foi dividido em versos Romanticos, Filosóficos, Divertidos e Criticos, pata tentar agradar as diversas camadas da população.

Em entrevista ao Blog Autografia, Vantuil Duarte conta mais sobre sua trajetória e sobre o tema do livro:  “Passei por diversas profissões até conseguir concluir o curso de corretor de seguros, onde sou profissional há mais de 40 anos e hoje estou aposentado.”

“A minha obra é uma tentativa de popularizar a poesia, ou seja, uma mistura do intelectual  com a literatura de cordel, com a finalidade de alcançar a população que não é chegada a leitura. O livro foi dividido em versos Romanticos, Filosóficos, Divertidos e Criticos, pata tentar agradar as diversas camadas da população.”

A inspiração para Vantuil escrever o livro foi a solidão: “Após 64 anos de casado, fiquei viúvo em 2020, então com 86 anos. A solidão me transformou em escritor e poeta e fiz minha primeira inspiração com a  quadrinha  de  nome  ‘CURVAS’, que está em ordem alfabética  no 1º volume. “

“A idéia de criar Quadrinhas de  A  a Z , foi para diferenciar a apresentação, tanto que não se vê nenhum livro, seja qual for o tema, apresentado deste modo. Como o alfabeto brasileiro tem 23 letras, criei 6 quadrinhas para cada letra, no total de 138 quadrinhas em cada volume. A fonte de inspiração são provérbios populares, noticias do dia a dia, frases de filmes e séries, principalmente.”

O autor ainda conta mais sobre o processo de produção do livro: “Tenho muitos rascunhos de folhas A4, cortei ao meio e em cada metade escrevo cinco a seis quadrinhas e vou contando as folhas. Quando atinge o total que preciso, corto em tiras e começo a separar por palavras encontradas no texto.”

“Em seguida, lanço as palavras num livro em ordem alfabética, mencionando o número do volume, isto é, para que nos volumes elaborados a seguir não tenha repetição de palavras. Com todo este cuidado, algumas se repetiram e eu identifiquei com (1) ou (2). Moro sozinho e faço tudo sozinho.”

Para Vantuil o livro não traz uma sensação, mas a vontade de mostrar para todo mundo que velhice não é doença e que nunca é tarde para realizar sonhos: “Minha expectativa é ver publicada toda minha obra: tenho oito volumes com o titulo de Quadrinhas de A  a  Z, mas depois do oitavo, mudei o nome para Quadrinhas Contemporâneas, começando como volume 1, uma vez que continuo produzindo.”

“Os motivos de ter mudado o nome foram dois: primeiro, porque estava ficando dificil encontrar rimas para palavras com as letras Q, X e Z; principalmente e o segundo motivo é que estou me inspirando mais no que acontece no dia a dia, daí o ‘contemporânea’, mas mantive a ordem alfabética sem ter a obrigatoriedade das letras acima mencionadas.”

“Tambem escrevi um livro de contos denominado Dramas do Cotidiano – volume 1, uma vez que já estou escrevendo o segundo volume. Espero que os leitores se deliciem com a leitura, inspirando-se nas filosóficas, rindo com as divertidas, concordando ou não com as criticas e utilizando as românticas para oferecer a pessoa amada.”

O livro Quadrinhas de A-Z está à venda em nossa loja online, fique de olho em nossas redes sociais e adquira o seu exemplar clicando aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.