O autor Ricardo Giovenardi sempre esteve imerso no mundo corporativo e hoje lança a obra “Gerenciamento de Crises Corporativas – Volume 2”.
Em entrevista ao Blog Autografia, Ricardo conta mais sobre sua trajetória e sobre o tema do livro: “Sou instrutor de armamento e tiro, formado em Processamento de Dados, MBA em Gestão de Tecnologia da Informação e Internet pela Universidade Nove de Julho de São Paulo e pós-graduado em Gerenciamento de Crise – Emergência e Desastre, pós-graduando em Inteligência Estratégica e Cyber Threat Intelligence.”
“Sou certificado pelo BCI – Business Continuity Institute, formado como especialista em Inteligência Competitiva, Estratégica & Antiterrorismo – no IMI Academy for Advanced Security & Antiterror Training em Israel, Gerenciamento de Crises para Grandes Eventos – no The Advanced Law Enforcement Rapid Response Training (ALERRT).”
“Atuei em projetos de segurança e gerenciamento de crises em empresas do segmento financeiro, logístico, manufatura, mineração, bens de consumo, alimentos e varejo no Brasil, Colômbia e Moçambique. Construí as estratégias de contingência e gerenciamento de crises para um grande patrocinador da COPA DO MUNDO FIFA BRASIL 2014.”
“Realizei simulados de evacuação de comunidades na ZAS (Zona de Auto Salvamento), em Minas Gerais. Coordenei evacuação de comunidades em Zonas de Auto Salvamento em Minas Gerais. Realizei simulados de emergência em shopping center e indústrias em São Paulo.”
“Realizei simulação de treinamento de ataque terrorista – atirador ativo, no treinamento especializado – PATAMO. Fui professor em universidades para as disciplinas de Segurança Corporativa, Gerenciamento de Crises e Planejamento Estratégicos.”
“ Fui instrutor de armamento e tiro, CQB e outros cursos táticos. Tive vários treinamentos realizados no Brasil, E.U.A e Israel. Fui militar da reserva do quadro de infantaria do Exército Brasileiro. E autor do livro Gerenciamento de Crises Corporativas.”
“Realizei avaliações de riscos, ameaças e impacto nos negócios. Análises de vulnerabilidades. Elaborei estratégias de segurança e coordenação de equipe de gerenciamento de crises. Tenho medalha de Defesa Civil Laurita Pedroso de Oliveira do Município de Barra Velha – Santa Catarina, Decreto 1349 de 25 de outubro de 2019.”
“Tenho título honorifico de Palestrante Master Intelligence. – ADESG CAMPINAS. E fui palestrante no Exercício da Força de Apoio à Defesa Civil – organizado pelo Exército Brasileiro e Defesa Civil de Minas Gerais. Ao longo de minha carreira, apoiei grandes empresas, na elaboração e execução dos seus testes e simulados.
“Ensino como organizar o seu teste ou simulado – desde a reunião de planejamento ao e-mail informando o resultado da atividade. Pontos que muitas vezes são esquecidos e fazem com que a organização demonstre transparência e maturidade ao enfrentar momentos de adversidades.”
O autor ainda conta mais sobre o processo de produção do livro: “O livro Gerenciamento de Crises Corporativas é um projeto com vários volumes – esse é o volume 2. Nesta obra explico como um teste ou simulado do seu plano de contingência, crise ou emergência em sua organização precisa ser minimamente construído, de acordo com as melhores práticas internacionais, pensando dentro e fora da organização.”
“Minha experiência profissional em crises e em grandes simulados, também contribuíram na construção desta obra. Um projeto solo, que ao final contei com o apoio da brilhante equipe da Editora Autografia!”
A inspiração para Ricardo escrever o livro não foi bem uma inspiração: “A necessidade de organizar um teste ou simulado e principalmente, validar se o plano é factível, se a sua equipe está pronta a responder em uma situação real de crise foram algumas das motivações.”
“A atmosfera de um Centro de Comando, por mais que seja um simulado, é uma experiência marcante na vida de todo profissional ligado a segurança. Criar uma obra que pratica, com fundamentação teórica, mas com a bagagem de campo, a experiência do resultado do que agregou valor não somente para as empresas, mas para os colegas de trabalhos e comunidades. Desde os testes realizados na época do BUG do Milênio aos Simulados de Evacuação de Shopping ou Zonas de Auto Salvamento.”
Para Ricardo, publicar o livro traz a sensação de missão cumprida: “Cada etapa é uma felicidade e um novo aprendizado! Quando chego ao final, já estou pensando no próximo!! E aguardem, o Gerenciamento de Crises Corporativas – Volume 3 já está no forno!”
“Não espere nesse volume – assim como em todos do projeto Gerenciamento de Crises Corporativas – a resposta para todas as suas perguntas. Nessa obra, alguns “puxões de orelhas” foram necessários…, mas tudo faz parte de um contexto maior. Nesse volume, a conversa está um pouco dura (riso).”
O livro “Gerenciamento de Crises Corporativas – Volume 2” está à venda em nossa loja online, fique de olho em nossas redes sociais e adquira o seu exemplar clicando aqui!