A autora Marianna Muzzi é tradutora e revisora de livros de ficção contemporânea, o que serviu de inspiração para colocar no papel as histórias que moravam no seu imaginário e agora lança seu primeiro livro de ficção voltado para o público infantil “Pela estrada afora” que certamente será diversão garantida para toda a família.
No livro, a autora aborda uma história divertida sobre um lobo comilão que, na sua missão de conseguir comer as guloseimas que uma habilidosa velhinha cozinha no interior da floresta, se depara com acontecimentos imprevistos ao longo do caminho.
Em entrevista ao Blog Autografia, Marianna conta mais sobre sua trajetória e sobre o tema do livro: “As histórias sempre fizeram parte da minha vida. Durante muitos anos, como professora regente da educação infantil e do ensino fundamental lia e compartilhava com meus alunos as minhas histórias preferidas”.
“Depois, quando meu filho nasceu, comecei a ler para ele e com ele essas e outras histórias que foram aparecendo ao longo do caminho. E recentemente, há quatro anos, me mudei com meu filho e meu marido para a Espanha e aqui, distante da sala de aula, comecei a buscar novos caminhos para a minha vida profissional”.
“Hoje, sou tradutora e revisora de livros de ficção contemporânea, o que me serviu de inspiração para colocar no papel as histórias que moravam no meu imaginário. Um dia comecei a escrever e aqui estou. Esse é meu primeiro livro de ficção voltado para o público infantil, mas que certamente será diversão garantida para toda a família”.
“Esse livro é uma história divertida sobre um lobo comilão que, na sua missão de conseguir comer as guloseimas que uma habilidosa velhinha cozinha no interior da floresta, se depara com acontecimentos imprevistos ao longo do caminho”.
A inspiração para Marianna escrever o livro veio da vontade de aproximar uma história tradicional de memórias afetivas da sua infância e da vontade de desconstruir a dicotomia ‘bom vs. mau’ tão presente ainda na educação:
“Essa história nasce da vontade de aproximar uma história tradicional de memórias afetivas da minha infância, as iguarias da culinária mineira que minha avó preparava com tanto carinho e habilidade para toda a família, especialmente para os netos: empadinhas crocantes e bolos perfumados”.
“Além disso, nasce também da vontade de desconstruir a dicotomia “bom vs. mau” tão presente ainda na educação que vejo como um fator limitante para formação do sujeito”.
A autora ainda conta mais sobre o processo de produção do livro: “Histórias nascem quando a gente menos espera, por exemplo, durante a prática habitual da escrita. Assim nasceu essa história. Nasceu, meio que despretensiosamente, numa manhã quando me sentei para escrever”.
“Entretanto, em livros pensados para o público infantil, o texto clama por imagens para ficar completo. Quando lemos histórias para crianças, sempre ouvimos: ‘Mostra os desenhos’. Assim, de uma parceria muito feliz com um grande amigo, professor de artes e educador, Tiago Giora, nascem as ilustrações que completam esse projeto”.
Para Marianna, o livro traz uma sensação de um marco muito especial, o realizar de um sonho, a concretização de um projeto, uma alegria inexplicável: “A publicação do primeiro livro é um marco muito especial. É o realizar de um sonho. É a concretização de um projeto. Ter o livro nas mãos é uma uma alegria inexplicável”.
“Estamos – Tiago e eu – muito animados com esse lançamento. Certamente, será o primeiro de outros que virão na sequência. Essa nossa parceria deu tão certo, que já estamos trabalhando no próximo. Espero que vocês se divirtam muito com a história desse lobo comilão! Mas, atenção, aposto que essas guloseimas irão abrir o seu apetite!”
O livro “Pela estrada afora” está à venda em nossa loja online, fique de olho em nossas redes sociais e adquira o seu exemplar clicando aqui!