O autor Lucas Vasques tem 60 anos e é jornalista e escritor. Atua no jornalismo há 39 anos, em inúmeros veículos de comunicação como rádio, assessoria de imprensa, jornal impresso e portal de notícias. Exerceu funções como repórter, redator, subeditor e editor e lança agora seu segundo livro, a obra “Sobrevivi ao Raul Soares: Memórias de uma época sombria”. O primeiro foi com entrevistas que realizou com personagens ao longo de sua trajetória profissional, cujo título é “Entrevistas: Visões de mundo”.
No livro, o autor aborda uma história, como encara o ofício de jornalista. Na obra, o autor reforça que o livro pode ser interpretado como uma ferramenta de divulgação de informações sobre uma época trágica da história brasileira: o período da ditadura militar (1964-1985).
Em entrevista ao Blog Autografia, Lucas conta mais sobre sua trajetória e sobre o tema do livro: “Meu nome é Lucas Vasques, tenho 60 anos e sou jornalista e escritor. Atuo no jornalismo há 39 anos em inúmeros veículos de comunicação, como rádio, assessoria de imprensa, jornal impresso e portal de notícias”.
“Exerci funções como repórter, redator, subeditor e editor. Este é meu segundo livro. O primeiro foi com entrevistas que realizei com personagens ao longo de minha trajetória profissional, cujo título é ‘Entrevistas: Visões de mundo’”.
“O livro conta uma história, como encaro o ofício de jornalista. Pode ser interpretado como uma ferramenta de divulgação de informações sobre uma época trágica da história brasileira: o período da ditadura militar (1964-1985)”.
“Além disso, tem como objetivo contar parte relevante da trajetória da Osmar Alves de Campos Golegã, durante os meses em que ficou preso no navio-prisão Raul Soares, em Santos (SP). Ele revela um pouco do sofrimento que passou na embarcação, convivendo com constantes ameaças e torturas”.
“Não se trata de biografia, mas de uma entrevista com Osmar, aos 89 anos, e seu filho Alcino Antonio Campos Golegã, em setembro de 2022. O livro é dividido entre a descrição do momento político da época (início da década de 1960) e o relato de Osmar, com passagens bem fortes em relação ao que ele sofreu e observou no navio-prisão”.
A inspiração para Lucas escrever o livro veio do pai de um amigo: “Houve alguns elementos de inspiração, principalmente contar essa trajetória rica e ao mesmo tempo trágica. Outro fator foi que o personagem principal da obra é pai de um amigo, o que me aproxima ainda mais da história”.
O autor ainda conta mais sobre o processo de produção do livro: “O processo foi intenso, a partir da entrevista com Osmar. Como escrevemos a quatro mãos, eu e meu filho, dividimos o trabalho, o que foi extremamente gratificante e deixou a empreitada mais intensa ainda, principalmente sob o aspecto emocional”.
Para Lucas, o livro traz a melhor sensação possível: “A sensação é a melhor possível, por transmitir aos leitores um pedaço da história do Brasil ainda pouco conhecido. Além disso, foi um prazer e um privilégio assumir um projeto junto com meu filho. As expectativas são de atingir cada vez mais leitores e servir de ponte entre a história e as pessoas”.
“O recado que gostaria de deixar é para que os leitores procurem sempre descobrir novas facetas da história do país, porque, seguramente, há dezenas de fatos e acontecimentos que ajudaram a formar o Brasil, que, infelizmente, ainda não se ensinam nas escolas”.
O livro “Sobrevivi ao Raul Soares: Memórias de uma época sombria” está à venda em nossa loja online, fique de olho em nossas redes sociais e adquira o seu exemplar clicando aqui!