Ricardo Giovenardi lança volume final da trilogia da obra Gerenciamento de Crises Corporativas

O autor Ricardo Giovenardi tem mais de 20 anos de carreira profissional, administrando crises nos mais diversos tipos de segmentos corporativos no Brasil e exterior e agora lança o volume final da trilogia da obra “Gerenciamento de Crises Corporativas”. No livro,  Ricardo aborda sobre encontrar formas de conduzir uma aula, demonstrando a importância que um profissional precisa para aliar a teoria com a prática, para assim, conseguir atingir os seus objetivos e suas metas. Na obra, o autor reforça que a sua maior preocupação é juntar toda a teoria em material factível para uma organização.

Em entrevista ao Blog Autografia, Ricardo conta mais sobre sua trajetória e sobre o tema do livro: “Ao longo de mais de 20 anos de carreira profissional administrando crises nos mais diversos tipos de segmentos corporativos no Brasil e exterior, a minha maior preocupação é juntar toda a teoria em material factível para uma organização e encontrar formas de conduzir uma aula, demostrando a importância que um profissional precisa para aliar a teoria com a prática, para assim, conseguir atingir os seus objetivos e suas metas. Tenho a oportunidade de atuar e aprender com pessoas maravilhosas e conhecer países incríveis”.

“O livro está divido com a parte conceitual e depois muita sugestão de tratamento de alguns cenários, como, por exemplo, cruzar informações de criminalidade x área com risco de alagamento, estudo importante para direcionar o trabalho das equipes de segurança e resposta de forma estratégica”, relata.

“E como não poderia deixar de incluir, anexos com muito material de apoio, com o objetivo de inspirar o profissional a criar e/ou melhorar seus processos. Muita imagem e sugestão para o apoio dos seus trabalhos”, completa o autor.

As inspiração para Ricardo escrever o livro veio da pouca oferta de material referente ao uso da doutrina de inteligência focada na Gestão de Crises e também sempre pautada pela sua vontade de deixar uma mensagem aos leitores: “Existem excelentes materiais falando sobre o conceito de um serviço de inteligência estratégico em uma organização ou estado e existem excelentes materiais falando sobre Gerenciamento de Crises”.

“No entanto, ainda existe pouca oferta de material referente ao uso da doutrina de inteligência focada na Gestão de Crises – não somente para desastres, mas qualquer tipo de crise corporativa, e, com um agravante, pouco material apresentando um roteiro básico de como implantar essa metodologia na iniciativa privada, utilizando fontes abertas de informação, métodos e processos de administração aliados com as melhores práticas internacionais. Pensei: “Por que não criar um Manual de implantação dessa disciplina na gerência de crises?” E, assim, nasceu a inspiração de criação desta obra.”, afirma.

 O autor ainda conta um pouquinho mais para nós sobre o processo de produção do livro: “Assim como os dois últimos volumes, (Gerenciamento de Crises Corporativas – Volume 1 e 2), este livro foi produzindo com base em muita pesquisa nos conceitos e nas melhores práticas, depois alinhado com toda minha experiencia profissional nacional e internacional”, diz.

“Depois de um mapa mental criado, e disponibilizado nos anexos para o leitor, iniciei o processo de criação das propostas, utilizando muita imagem, fluxos e diagramas, pensando em deixar o livro uma verdadeira fonte de pesquisa rápida ao leitor durante algum trabalho. Nada aqui é uma verdade absoluta…, mas sim, algumas inspirações para você produzir algo fantástico no seu trabalho!”, relata.

“O processo de escrita é sempre feito em um momento de inspiração – por exemplo, quando eu sentia falta de algum método para auxiliar na construção de algum trabalho. Eu não queria que outros profissionais também sofressem com isso”, diz.

“A primeira fase da criação da obra foi ‘solo’, depois com o apoio da Editora Autografia, o processo foi finalizado. Sem essa ajuda, não teríamos alcançado esse objetivo”, conta.

Para Ricardo, publicar o livro traz imensa alegria e a satisfação de meta alcançada com muita persistência: “Uma sensação de estar contribuindo um pouco com meus colegas de trabalho. Com uma obra simples, de fácil acesso e principalmente realística, com possibilidade de ser aplicada em qualquer empresa de qualquer segmento de negócio” .

“Chegamos ao final da série de livros referente a Gerenciamento de Crises Corporativas. Uma nova série de livros já está em desenvolvimento. Vem novidade por aí! Aguardem… sigam as minhas redes sociais para acompanhar as surpresas… de vez em quando, dou algumas dicas do que está por vir… Espero que essa nova obra contribua ainda mais com a segurança da sua empresa e da sua família. #staysafealways”, finaliza.

O livro “Gerenciamento de Crises Corporativas – Volume Final” está à venda em nossa loja online, fique de olho em nossas redes sociais e adquira o seu exemplar clicando aqui

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.